O diclofenaco potássico é um anti-inflamatório semelhante ao diclofenaco sódico que serve para tratar inflamações causadas por traumas, por problemas ginecológicos e infecções, além de dores após cirurgias.
Para que serve o diclofenaco potássico?
Todas essas indicações são detalhadas no vídeo abaixo onde você confere, também, qual é a diferença entre o diclofenaco sódico e diclofenaco potássico:
Os dois medicamento vão ser eficazes para tratar as mesmas condições, mas um deles age mais rapidamente que o outro.
Como tomar
As drágeas ou comprimidos do diclofenaco potássico devem ser ingeridos inteiras com um pouco de líquido, antes das refeições.
Dose geral para adultos
A dose inicial recomendada para adultos é de 75 a 100 mg por dia nos casos mais leves, ou 100 a 150 mg por dia caso uma dose maior seja necessária.
Essa dose total deve ser dividida em 2 a 3 tomadas, quando possível.
Para dismenorreia primária
A dose indicada para tratar a dismenorreia primária (menstruação dolorosa) é de 50 a 150 mg por dia. A dose inicial costuma ser de 50 mg por dia, durante alguns dias, desde o início dos primeiros sintomas. A dose máxima diária é de 200 mg.
Para adolescentes a partir dos 14 anos
Para adolescentes a partir dos 14 anos de idade, a dose diária recomendada é de 75 a 100 mg, que pode ser dividida em 2 a 3 doses por dia. A dose máxima diária é de 150 mg.
Suspensão oral e gotas
O diclofenaco potássico pode ser encontrado nas apresentações de Suspensão Oral e Gotas do medicamento referência Cataflam. Nessas apresentações ele pode ser utilizado, também, por crianças e adolescentes de 1 a 14 anos especialmente para o tratamento da artrite juvenil crônica.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com o Diclofenaco Potássico são dor de cabeça e tontura, vertigem e sintomas gastrintestinais, como dor na boca do estômago, enjoo, vômito, diarreia, indigestão, cólicas abdominais, gases e perda de apetite. Também é comum a elevação das enzimas hepáticas e rash cutâneo.
Contraindicações
O Diclofenaco Potássico é contraindicado para pessoas alérgicas a qualquer componente da formulação e para pacientes com as seguintes condições:
- Úlcera ativa, sangramento ou perfuração no estômago ou intestino;
- Insuficiência hepática;
- Insuficiência renal;
- Insuficiência cardíaca grave.
Ele também não deve ser utilizado com outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), por pacientes que já desenvolveram asma, angioedema, urticária ou rinite aguda pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios, e durante o último trimestre de gravidez.
Preço
A caixa com 20 comprimidos de 50 mg custa de Diclofenaco Potássico custa, em média, R$ 12,00.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios