Para que Serve Venaflon?

Venaflon melhora a circulação venosa e serve para tratar varizes e hemorroidas, entre outras indicações. Venaflon 1000 e Venaflon 500 são compostos por diosmina e hesperidina e aqui você confere a bula simplificada deste medicamento.

Para que serve Venaflon?

Venaflon não é um anticoagulante, pois não interfere no processo de coagulação sanguínea. Ele melhora a circulação e impede que o sangue se acumule nas veias, como foi explicado no vídeo todo o seu modo de ação.

Venaflon 1000mg: Como tomar

Cada comprimido de Venaflon 1000 possui 900 mg de diosmina e 100 mg de hesperidina. As doses usuais recomendadas pela bula são de:

  • Doença venosa crônica: 1 comprimido ao dia, tomado pela manhã, junto à refeição, por pelo menos 6 meses;
  • Crise hemorroidária aguda: 3 comprimidos ao dia nos quatro primeiros dias e, nos três dias seguintes, 2 comprimidos ao dia. Depois, manter o tratamento com 1 comprimido ao dia por 3 meses, no mínimo, ou o período determinado pelo médico;
  • Antes da cirurgia de retirada da veia safena (safenectomia): 1 comprimido ao dia durante 4 a 6 semanas, ou a critério médico;
  • Após a safenectomia: 1 comprimido ao dia por 4 semanas, no mínimo, ou pelo período definido pelo médico;
  • Após a cirurgia de retirada de hemorroida: 3 comprimidos ao dia nos 3 primeiros dias e 2 comprimidos ao dia nos 4 dias seguintes;
  • Dor pélvica crônica: 1 comprimido ao dia por 4 a 6 meses, seguindo a prescrição médica.

Venaflon 500mg: Como tomar

Cada comprimido de Venaflon de 500 mg é composto por 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperidina. O tratamento usual indicado pela bula é feito da seguinte maneira:

  • Doença venosa crônica: 2 comprimidos ao dia: um pela manhã e outro à noite, junto às refeições, por pelo menos 6 meses;
  • Crise hemorroidária aguda: 6 comprimidos ao dia nos quatro primeiros dias e 4 comprimidos ao dia nos três dias seguintes. Depois, continuar o tratamento com 2 comprimidos ao dia por 3 meses, no mínimo, ou pelo período determinado pelo médico.
  • Antes da cirurgia de retirada da veia safena: 2 comprimidos ao dia durante 4 a 6 semanas ou segundo critério médico;
  • Após a safenectomia: 2 comprimidos ao dia, por pelo menos 4 semanas, ou pelo período definido pelo médico;
  • Após a cirurgia de retirada da hemorroida: 6 comprimidos ao dia durante 3 dias e 4 comprimidos ao dia durante os 4 dias seguinte;
  • Dor pélvica crônica: 2 comprimidos ao dia, por 4 a 6 meses, no mínimo, seguindo a prescrição médica.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com Venaflon são diarreia, indigestão, enjoo e vômitos. A inflamação do intestino é uma reação incomum, enquanto os efeitos raros incluem tontura, dor de cabeça, mal estar, erupções avermelhadas na pele, coceira e urticária.

Contraindicações

Venaflon® é contraindicado a pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e para uso em crianças e adolescentes. Mulheres grávidas não devem utilizá-lo sem orientação médica ou do cirurgião-dentista e a amamentação não é recomendada durante o tratamento.

Preço

A caixa de Venaflon com 30 comprimidos de 500 mg (450 mg+50 mg) custa a partir de R$ 24,00.

Com 30 comprimidos de 1000 mg (900 mg+100 mg), a caixa de Venaflon custa em torno de R$100,00, mas é possível comprá-lo com até 50% de desconto nas principais farmácias e drogarias do Brasil.

Atualizado em: 28/06/2022 na categoria: Vasodilatadores