Eficaz principalmente no que diz respeito ao tratamento de infecções, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Otosynalar. Nesse post, te contamos maiores detalhes sobre o medicamento, simplificando as informações que constam em sua bula. Confira:
Indicações
O uso de Otosynalar é indicado principalmente para o tratamento de Otite externa, ou seja, inflamações no canal auditivo externo, quadro que pode acabar causando dores e incômodos diversos nos pacientes, incluindo até mesmo dificuldade na audição em alguns casos.
Esse medicamento também é voltado para outras diversas infecções bacterianas, pois quando utilizado corretamente é capaz de apresentar uma melhora ágil ao problema em razão da sua ação anti-inflamatória.
Como Usar
Otosynalar é encontrado no formato de solução em gotas, podendo ser encontrado com grande facilidade em farmácias. A sua indicação de uso é de pingar três ou quatro gotas no ouvido a cada utilização.
Se atente ainda para respeitar a frequência do uso que é de 2 a 4 vezes ao dia de acordo com a recomendação. Vale ainda ressaltar que de acordo com as análises feitas nesse caso, a superdosagem não apresenta resultados mais rápidos, então siga a indicação.
Contraindicações
O uso de Otosynalar é contraindicado nas seguintes situações:
- Infecções do ouvido causadas por micoses ou vírus;
- Herpes simples;
- Catapora;
- Pacientes que apresentam hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula;
- Perfurações do tímpano.
Por esses e outros fatores é que um medicamento deve ser utilizado somente diante da indicação médica, bem como deve se manter o acompanhamento de forma devida para perceber possíveis reações incomuns.
Efeitos Colaterais
Todo medicamento pode apresentar reações adversas esperadas diante do seu uso, o que não necessariamente significa que ele deve ser suspenso, já que são previstos esses efeitos em consequência da interação do remédio com o nosso corpo.
Assim, o mesmo acontece com o Otosynalar, que dentre os seus principais efeitos colaterais apresenta os seguintes:
- Reações de hipersensibilidade;
- Tontura, dor de cabeça e sono em excesso;
- Tremores, sensibilidade ao som e queimação no ouvido;
- Paralisia facial;
- Diminuição do paladar;
- Sensação de formigamento, queimação e coceira embaixo da pele;
- Irritação, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos;
- Inchaço nas pálpebras;
- Dor e zumbido no ouvido;
- Diminuição da audição;
- Distúrbios e desconforto auditivo;
- Coceira no ouvido;
- Dor no local de aplicação;
- Surgimento de espinhas;
- Bolhas na pele do ouvido;
- Vermelhidão na pele;
- Foliculite (pelos encravados);
- Encolhimento da pele do ouvido;
- Palidez;
- Formação de coágulos sanguíneos;
- Hipertensão arterial;
- Falta de ar e desconforto nasal;
- Desconforto nasal;
- Dor na faringe;
- Vômito e diarreia;
- Falta de coordenação motora;
- Dificuldade em engolir;
- Dor abdominal;
- Sangue nas fezes.
Ressaltamos ainda que por mais que sejam esperadas essas reações, elas devem ser acompanhadas pois em alguns casos anunciam a presença de uma alergia. Por isso, caso persistam os sintomas, busque novamente o médico.
Gravidez e Lactação
Otosynalar não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estão amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Ou seja, não se trata de uma contraindicação, mas é um caso que deve ser analisado com maior atenção.
Inclusive, essa atenção é fundamental principalmente caso esteja no primeiro trimestre da gravidez, período mais sensivel no qual a gestação está mais suscetível a riscos.
Composição
Otosynalar contém: acetonido de flucionolona; sulfato de polimixina B; neomicina base (como sulfato), cloridrato de lidocaína, ácido cítrico, propilenoglicol e água destilada.
Caso tenha histórico de alergia a medicamentos, é muito importante que esteja atento a composição dos mesmos, uma vez que são esses os componentes que podem te causar reações, devendo ser evitados.
Preço
Otosynalar custa em torno de R$ 8, apresentando variações de preço conforme o local de compra.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios